EVENTOS REALIZADOS

Parcerias

Fundecit estabelecendo parceria com a Universidade Agostinho Neto

FUNDECIT firmou acordo de parceria com a Universidade Agostinho Neto para formação de pesquisadores e realização do Workshop de Integridade e Ética na Investigação Científica.

A Diretora Geral Adjunta da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT), Dra.ª Rosa Maurício e Vice-Reitora para os Assuntos Académicos da Universidade Agostinho Neto (UAN), Prof.ª Fernanda Benedito assinadaam na manhã desta Quarta-feira ( 26/10/2022), nas instalações da FUNDECIT, um acordo de parceria para a realização do Workshop de Integridade e Ética na Investigação Científica em Dezembro próximo.





O acordo destina-se à promoção da conformidade das políticas e práticas científicas com as comunidades acadêmicas e na sociedade, a busca de experiências regionais e globais que irá possibilitar a criação em Angola de referências, normas e normas de ética em ciência, tecnologia e inovação.

No passado dia 18 de outubro, as partes já foram aprovadas como uma primeira parceria, formalizada no Campus da Universidade A, formalizada da primeira parceria, Neto, para capacitar de pesquisadores em matéria de redação e publicação de artigos científicos, assim como para elaboração e submissão de projetos científicos a financiamento através, respectivamente, do Curso de Elaboração de Artigos Científicos (CEAC) e do Curso de Elaboração de Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento (CEPID).

Esta iniciativa enquadra-se no reforço da capacitação científica das Instituições de Ensino Superior e das Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento, bem como no fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) como um todo, visando o prazo aumentar a quantidade e qualidade da produção científica, assim como o sucesso das candidaturas a financiamento de projetos científicos nacionais.

Luanda, 26 de Outubro de 2022.

Fundecit

Fórum FUNDECIT 2022

COMUNICADO FINAL

A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT), superintendida pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e pelo Ministério das Finanças, realizou o Fórum FUNDECIT 2022, sob o lema “Mais e Melhor Investimento em Ciência e Desenvolvimento”, tendo como Comissão de Honra a Sua Excelência Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof.ª Dr.ª Maria do Rosário Bragança (Copresidente), a Sua Excelência Ministra das Finanças, Dr.ª Vera Esperança dos Santos Daves de Sousa (Copresidente), o Presidente da 6ª Comissão Especializada da Assembleia Nacional, Deputado Victor Kajibanga, a Representante Interina da Organização das Nações para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em Angola, Dra. Grázia Piras, o Presidente da Associação Angolana de Bancos (ABANC), Dr. Mário Ferreira do Nascimento e o Presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), Dr. José Severino Vasconcelos.

O evento teve como objectivo, divulgar junto da comunidade científica nacional, das instituições e da sociedade, o potencial da FUNDECIT como novo actor nacional em ciência e desenvolvimento, recolher aportes e mobilizar organizações e investigadores em prol do financiamento e reforço da investigação.

A sessão da abertura foi presidida por Sua Excelência Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof.ª Dr.ª Maria do Rosário Bragança, ladeada pelo Consultor da Ministra das Finanças, Dr. Hermenegildo Cosme em representação de Sua Excelência Ministra das Finanças Dr.ª Vera Esperança dos Santos Daves de Sousa, pelo Presidente da 6ª Comissão Especializada da Assembleia Nacional, Deputado Victor Kajibanga, pelo Vice-governador da Província de Luanda para a Área Económica, Dr. Lino Sebastião Kienda em representação da Governadora da Província de Luanda Arquitecta Ana Paula de Carvalho e pelo Director Geral da FUNDECIT, Prof. Dr. Mário Fresta.
No discurso de abertura, a Presidente do Acto teceu importantes orientações e contribuições para a melhor articulação da FUNDECIT com os seus financiadores, beneficiários e parceiros.
Em seguida, o Director Geral da FUNDECIT, Prof. Doutor Mário Fresta, fez a apresentação sucinta da missão, visão, estrutura e funcionamento da Fundação, apelando à coesão de todos os stakeholders e parceiros em torno dos desafios da ciência e desenvolvimento.
Seguidamente, desenvolveu-se uma mesa redonda com participação presencial e online de Instituições de Ensino Superior e de Instituições de Investigação em todo o País, moderada pelo Prof. Dr. Ricardo Queirós e pelo Prof. Dr. Jone Heitor, onde quatro ilustres cientistas apresentaram e debateram as diversas experiências, sucessos, constrangimentos, opiniões, perspectivas e propostas sobre o financiamento da ciência em Angola.

Os referidos intervenientes da mesa redonda foram, designadamente:

  • Prof. Dr. Albano Vicente Lopes Ferreira, Magnifico Reitor da Universidade Katyavala Bwila;
  • Prof.ª Dr.ª Anabela da Graça Alexandre Leitão, Directora do Laboratório de Engenharia da Separação, Reacção Química e Ambiente;
  • Prof. Dr. Adérito Pais Cunha, Director Geral do Centro Nacional de Investigação Científica;
  • Prof.ª Dr.ª Joana Felipa de Morais Afonso, Directora do Instituto Nacional de Investigação em Saúde.

 

O Secretariado do evento vai consolidar e compartilhar oportunamente os principais focos e posições do debate, eventuais conclusões e recomendações. O Fórum FUNDECIT 2022 foi encerrado por sua Excelência Ministra das Finanças, Doutora Vera Esperança dos Santos Daves de Sousa, Copresidente da Comissão de Honra.

FUNDECIT: Mais e Melhor Investimento em Ciência e Desenvolvimento
Luanda 22 de Março de 2022
O Fórum FUNDECIT 2022