RESPOSTAS A QUESTÕES

Questões

1. O Gestor do Projecto de Investigação Científica de Tipo 1 ou Tipo 2 deve ter formação comprovada em gestão, sendo adicionado a este requisito a experiência profissional comprovada como gestor para os Projectos de Investigação Científica de Tipo 2. Que formação académica é exigida pelo FUNDECIT para o Gestor do Projecto? Essa formação deve ser nas áreas de economia ou administração?

  • R: A formação é flexível desde que documentada e considerada adequada e suficiente pelo Investigador Principal/Coordenador do Projecto.

2. Quando foi decidido incluir um Gestor do Projecto na equipa de investigação, que tarefas foram pensadas pelo FUNDECIT para este membro da equipa? (gestão dos custos do projecto, gestão das aquisições do projecto, gestão dos recursos humanos do projecto, gestão do tempo do projecto, gestão do risco do projecto, gestão da comunicação do projecto, elaboração do relatório financeiro do projecto?)

  • R: A função geral é gerir o projecto sob a direcção do Investigador Principal/Coordenador do Projecto e nos termos por ele definidos.

3. O FUNDECIT acha viável que se encontre no pessoal de apoio das IES e suas unidades orgânicas pessoal, em número suficiente, com a formação académica e competência comprovada, para desempenhar as tarefas dum Gestor do Projecto para cada um dos projectos que podem ser submetidos? Havendo necessidade de recrutar esse pessoal fora das IES, parte da verba para despesas com pessoal será consumida na contratação do gestor do projecto em detrimento da contratação e técnicos e investigadores. Sendo o financiamento dos projectos de tipo 1 insuficiente para suportar o custo dum trabalho de investigação para doutoramento, será apropriado gastar uma parte do financiamento na remuneração do Gestor do Projecto?

  • R: A candidatura deve acolher as disposições do edital, guião e formulário de submissão.

4. Visto/homologação/não objecção do gestor máximo da IES: Onde é colocado o visto? Na acta do Conselho Científico que aprovou o projecto? O que é homologado? A acta do Conselho Científico? O modelo de proposta de projecto de investigação científica? Existe algum modelo para a declaração de não objecção?

  • R: A Homologação do GESTOR MÁXIMO DA INSTITUIÇÃO deve preferencialmente ser um documento próprio onde é homologada a submissão da proposta/projecto. Não tem modelo obrigatório.

5. Modelo de proposta de projecto de investigação científica: O modelo disponível no portal não está em formato editável. É possível ter este modelo em formato editável (word, por exemplo)?

  • R: O Modelo de proposta só pode tecnicamente ser disponibilizado em PDF e é igual ao formulário que é preenchido sincronamente online.

6. Gostaria de ter o modelo para submissão de projecto conforme o vosso Edital. Agradecido, saudações.

  • R: O Modelo de submissão do projecto correspondente a cada edital sempre esteve disponível para consulta em PDF e é preenchido sincronamente online.

7. Um doutorando em uma Universidade no exterior (Portugal), com co-orientador angolano, pode candidatar-se? Neste caso, como fazer ou o que fazer para ter um gestor do projecto? Obrigado

  • R: O Investigador Principal/Coordenador Principal que lidera um projecto de investigação está afiliado numa instituição proponente elegível integrada no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) e a candidatura anexa, entre outros, a acta de aprovação do projecto pelo Conselho Científico dessa Instituição e o visto/homologação/não-objecção do Gestor máximo da instituição. Outras Instituições Académicas ou Científicas, nacionais ou estrangeiras, parceiras ou colaboradoras nesse projecto de investigação devem ser referidas como “Instituições Participantes”.

8. Por formas a alavancar a investigação científica, pensamos que seria bom que nos próximos editais estivessem abrangidas as questões ligadas com o financiamento a publicação de livros científicos, bem como das revistas e/ou repositórios científicos.

  • R: Sugestão registada. Nos presentes editais, a submissão e publicação de artigo científico em revista indexada de acesso aberto, são já subsidiadas.

9. Quero que me esclareçam sobre as datas para a submissão de projectos. Hoje 2 de julho são só os pre-projecto? E dia 29 de Agosto os projectos?

  • R: «Prazo: As propostas de projecto de investigação científica deverão ser submetidas no portal acima referido até ao dia 02 de Agosto de 2022, às 23h59.»

10. Prezados Senhores, No passado domingo (26 de Junho) coloquei um conjunto de questões que ainda não foram respondidas. Volto a colocar esse conjunto de questões para as quais agradeço a vossa consideração e respostas. Gestor do Projecto O Gestor do Projecto de Investigação Científica de Tipo 1 ou Tipo 2 deve ter formação comprovada em gestão, sendo adicionado a este requisito a experiência profissional comprovada como gestor para os Projectos de Investigação Científica de Tipo 2. Que formação académica é exigida pelo FUNDECIT para o Gestor do Projecto? Essa formação deve ser nas áreas de economia ou administração? Quando foi decidido incluir um Gestor do Projecto na equipa de investigação, que tarefas foram pensadas pelo FUNDECIT para este membro da equipa? (gestão dos custos do projecto, gestão das aquisições do projecto, gestão dos recursos humanos do projecto, gestão do tempo do projecto, gestão do risco do projecto, gestão da comunicação do projecto, elaboração do relatório financeiro do projecto?) O FUNDECIT acha viável que se encontre no pessoal de apoio das IES e suas unidades orgânicas pessoal, em número suficiente, com a formação académica e competência comprovada, para desempenhar as tarefas dum Gestor do Projecto para cada um dos projectos que podem ser submetidos? Havendo necessidade de recrutar esse pessoal fora das IES, parte da verba para despesas com pessoal será consumida na contratação do gestor do projecto em detrimento da contratação e técnicos e investigadores. Sendo o financiamento dos projectos de tipo 1 insuficiente para suportar o custo dum trabalho de investigação para doutoramento, será apropriado gastar uma parte do financiamento na remuneração do Gestor do Projecto? Visto/homologação/não objecção do gestor máximo da IES Onde é colocado o visto? Na acta do Conselho Científico que aprovou o projecto? O que é homologado? A acta do Conselho Científico? O modelo de proposta de projecto de investigação científica? Existe algum modelo para a declaração de não objecção? Modelo de proposta de projecto de investigação científica O modelo disponível no portal não está em formato editável. É possível ter este modelo em formato editável (word, por exemplo)?

  • R: Verificar respostas às questões 1 a 4, que também foram tratadas na videoconferência do passado dia 6 de Julho. Persistindo dúvidas podem ser recolocadas na videoconferência do próximo dia 19 de Julho.

11. É possível partilhar por esta via os modelos editáveis para submissão de projectos do tipo 1,2 e 3?

  • R: Ver respostas às questões 5 e 6.

12. De acordo ao guião do edital nº 1 no seu número 9 na alínea b, descreve o seguinte: O investigador principal deve ter o diploma de Doutor ou de Mestre, reconhecidos nos termos da lei (tanto o original como o reconhecimento pelo INAAREES), ou declaração dos competentes serviços como estudante efectivo de um doutoramento reconhecido no País. Nesta conformidade os Angolanos que estejam a frequentar um doutorado no estrangeiro sem financiamento não podem concorrer a este edital?

  • R: Ver resposta à Questão 7.

13. Bom dia caríssimos, gostaríamos de saber se o gestor qualificado pode ser alguém formado em Gestão e marketing e que tenha 5 anos de experiência nessa área? Obrigada.

  • R: Ver respostas às questões 1 e 2.

14. No capítulo CONDIÇÕES (página 4) do Edital tipo 1, ponto 16 na alínea a. No caso da nossa instituição que precisa de realizar missões de colheita de variedades locais em diferentes províncias do país, a atribuição de 50% do valor pode ser insuficiente para realizar 75% da execução técnica prevista para o projecto. Sendo que os custos de estadia e deslocação dos técnicos (formadores e formandos) são os itens que pesam mais no orçamento. Gostariamos de saber se este valor pode ser disponibilizado na sua totalidade ou pelo menos 75% do mesmo?

  • R: Ver resposta à questão 3.

15. Onde encontrar o formulário ou modelo de submissão de projectos?

  • R: Aceda a https://fundecit.ao/, clicar “Submeter Projecto” (barra superior à direita), clique em “clique para saber mais” no Edital 1, 2, ou 3 (conforme for o seu caso), clique em “descarregue o modelo de submissão” para o abrir em PDF (pode gravar no seu dispositivo) e, depois de atentamente analisado (assim como o respectivo edital e guião) e reunidos todos os documentos a anexar, preencha o formulário sincronamente na plataforma clicando em “modelo online” que termina com “envio do projecto”.

16. Saudações, passo para parabeniza-vos pela iniciativa da criação deste sitio para concepção e valorização das instituições e dos quadros angolanos e não só. Por outra, intento manifestar o meu interesse em remeter um projecto de acordo com a vossa orientação, pelo que solicito-vos (um modelo para redacção do projecto) ou uma explicação coesa acerca do projecto já enfatizado.

  • R: Ver resposta à questão 16.

17. Prezados Senhores, Saudações. Os modelos disponíveis devem ser manuscritos ou existe a possibilidade aceder o documento no formato word?

  • R: A submissão é totalmente online pela plataforma “Submeter Projecto” no site da FUNDECIT (https://fundecit.ao/). Todos os documentos (edital, guião e modelo de submissão) podem ser consultados e descarregados em PDF, devem ser bem analisados e reunida toda a documentação a anexar em PDF. Depois, o modelo é preenchido online directamente no computador, anexando todos os anexos solicitados.

18. Exmos. Srs. Os meus melhores cumprimentos, Gostaria de saber se é possível submeter para candidatura o meu projeto de investigação de forma particular, sem estar vinculado à uma instituição. Obrigado.

  • R: A submissão requer que o proponente seja afiliado numa instituição do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI)

19. Saudações, Sou Mestrando em XXXXXXXXX na XXXXXX, pelo que solicito esclarecimento se poderei concorrer ao Financiamento de Projectos de Investigação Científica da FUNDECIT com o projecto para a dissertação de Mestrado. Grato desde já. Com os melhores cumprimentos.

  • R: O Edital 2 requer que o Investigador Principal/Coordenador do Projecto seja Doutorado e o Edital 1 permite que seja Mestre, Doutorando ou Doutorado. Em nenhum dos Editais, um mestrando pode liderar o projecto ou submeter a candidatura.

20. Saudações. Por favor, gostava de saber se estes editais contemplam o Financiamento de Revistas Científicas ou teremos um para o efeito.

  • R: A pergunta deveria ser mais explicita (Financiar a criação, a manutenção, a qualificação de uma revista científica? Essa revista científica é institucional ou tem outro carácter? Que resultado e impacto tem a revista científica em questão para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional?). Dependendo de como a proposta for apresentada pode ser ou não enquadrável em Definições 2. J) do Guião do Edital 3. Para além disso, existe um projecto (à parte da FUNDECIT) vocacionado à criação, gestão e indexação de revistas científicas nacionais, tutelado pelo MESCTI, onde poderá buscar mais informações.

21. Saudações académicas, os licenciados podem concorrer à candidatura?

  • R: Quem tiver o grau académico máximo de licenciado pode integrar a equipa de investigação, mas o líder/proponente/coordenador/investigador principal deve ter e comprovar as condições previstas no respectivo edital.

22. Caros Senhores: Um investigador angolano que vive no estrangeiro pode ser investigador principal?

  • R: O proponente (investigador principal/coordenador do projecto) é necessariamente filiado numa instituição elegível do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), conforme já declarado na resposta à questão 7. Caso contrário, pode integrar a equipa de investigação ou fazer parte de outra instituição participante.

23. Qual é o prazo para a submissão de candidaturas? Obrigado Melhores cumprimentos.

  • R: As propostas de projecto, no âmbito de qualquer um dos editais, devem submetidas através do site da FUNDECIT (https://fundecit.ao/)em em “Submeter Projecto” até ao dia 02 de Agosto de 2022, às 23h59, conforme expresso nos editais. Considerando as contingências da comunicação virtual, em que a FUNDECIT declina qualquer responsabilidade, recomendamos que a submissão seja feita com a maior antecedência possível.

24. Boa tarde. Sou o senhor XXXXXXXXXXXX, professor da XXXXXXXXXXXXXX (Universidade Nacional). Sou aluno do 3º ciclo em XXXXXXXXXX da XXXXXXXX(Universidade Estrangeira). Anulei o 1º ano em XXXXXXXXX por falta de condições financeiras. Portanto, gostava de saber se posso apresentar o projecto neste programa e ter o financiamento para dar continuidade com a formação. Aguardo um parecer.

  • R: É preciso diferenciar apoio financeiro à formação de um doutorando (Bolsa de Estudo, eventualmente da esfera do INAGBE) de apoio financeiro a um projecto de investigação (potencialmente elegível a financiamento pela FUNDECIT, desde que nos termos do respectivo Edital), o que não fica clarificado na sua questão. Tratando-se de um projecto de investigação científica (que pode ou não estar direccionado à obtenção do grau de Doutor) cujo investigador principal cumpre os requisitos exigidos e está filiado numa instituição elegível do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), apreciado favoravelmente pelo Conselho Científico dessa instituição e homologado pelo gestor máximo da instituição, pode candidatar-se a financiamento nos termos dos Editais 1 ou 2 (conforme decisão do proponente, cumpridas as condições do respectivo edital).

25. Prezados, Venho por esta via solicitar uma informação relativamente à submissão dos documentos em conjunto com a proposta para à FUNDECIT. Um dos documentos solicitados é a Acta do Conselho Científico. Por ventura, qual é o tempo de resposta do Conselho Científico de modo a partilharem a Acta das respectivas propostas? Saudações, XXXXXXXXX

  • R: A Acta de Aprovação do projecto em apreço pelo Conselho Científico da instituição proponente é um documento integrante e necessário à admissão da candidatura, nos termos e nos prazos previstos.

26. Prezados, o doutorando está vinculado a uma Instituição de Ensino Superior cuja Unidade Orgânica deve passar uma declaração que comprove a inscrição no curso de doutoramento. Este, na qualidade de investigador principal pode submeter o projecto indicando como Instituição proponente um Centro de Investigação do Ministério da Saúde ou a Instituição proponente deve ser a Unidade Orgânica onde está a decorrer o Curso?

  • R: Um doutorando pode ser Investigador Principal/ Coordenador do Projecto submetido, neste caso o Edital 1, e tem de estar afiliado numa “instituição elegível” (expressão esta que também está definida) que é a Instituição Proponente. Os Editais (neste caso 1 e 2) estabelecem e definem que podem estar envolvidas outras “Instituições Participantes”. Cabe ao proponente a responsabilidade de identificar qual é a Instituição Proponente (em nome da qual é assinado o Acordo de Financiamento e para a qual são efectuados os desembolsos do financiamento) e quais são as eventuais Instituições Parceiras.

27. Foram recentemente recolocadas (na sessão de esclarecimentos do dia 19 de Julho) questões sobre o Gestor do Projecto. Qual deve ser o entendimento nesta matéria?

  • R: Os editais, respectivos guiões e modelos a preencher online definem claramente que a submissão de candidaturas a financiamento é feita pelo Investigador Principal/ Coordenador do Projecto (Editais 1 e 2) ou pelo Gestor da Instituição Proponente (Edital 3). No caso dos editais 1 e 2, a candidatura prevê também o Gestor do Projecto e demais membros da Equipa de Investigação. O Gestor do Projecto é uma figura distinta do Proponente (que é responsável por o indicar), tem o perfil definido (confirme se trate do Edital 1 ou do Edital 2) e assegura a gestão do projecto conforme orientar o Investigador Principal (este último respondendo perante o financiador). O gestor pode ter uma grande diversidade de formações e experiências (desde que cumpra o perfil core definido), pode pertencer ao quadro da instituição proponente ou não, mas responde sempre ao líder do projecto. Portanto, há no “mercado” muitos potenciais gestores, incluindo cerca de oito dezenas recentemente diplomados como Especialistas em Gestão do Ensino Superior.

28. Desejamos fazer a submissão de um projecto multidisciplinar, mas nas abas relativas ao "domínio científico" e "àrea científica" não há nem as opções "multi, inter e/ou transdisciplinar" e muito menos a possibilidade de seleccionar mais de 2 áreas. Como proceder?

  • R: Neste caso específico. deve seleccionar o domínio e área científica primários do projecto. No resumo pode referir que se trata de um projecto multifisciplinar e que disciplinas envolveu.

29. Já sabemos que cada investigador deve submeter apenas uma proposta, mas gostaria de saber se uma mesma pessoa pode estar em mais de um projecto, apenas como membro (investigador, administrativo ou técnico).

  • R: O Investigador/Coordenador principal de um projecto pode integrar equipas de outros projectos como “outros investigadores”, sempre e quando o somatório do seu envolvimento em todos os projectos não ultrapasse 100%.

30. Venho pela presente solicitar informação sobre a candidatura ao financiamento, sou estudante de Doutoramento, mas no exterior "em Portugal" pretendo concorrer para este financiamento há algum inconveniente?

  • R: Na plataforma da FUNDECIT, entrar em FAQs (Perguntas Frequentes) e veja as respostas às questões nº 7, 18 e 22.

31. Caros Senhores, ao longo do preenchimento online do formulário para o edital 3 verificamos que é solicitado o upload de alguns comprovativos, mas não da totalidade dos comprovativos que somos obrigados a enviar. Podem esclarecer, por favor, como enviar todos os outros comprovativos?

  • R: O upload dos documentos como a publicação do Diário da República, Missão institucional e Termo de Compromisso podem ser carregados nos espaços indicados, mas para os demais documentos devem ser comprimidos em uma pasta zip e carregados em simultâneo no quarto passo.

32. Melhores cumprimentos. Agradeço apoio no seguinte: Não consigo localizar o ficheiro para anexar; não tenho o telefone fixo da universidade nem o telemóvel do Ministério do Ensino Superior e o do ISPUP.

  • R: Não conseguimos entender completamente o problema nem que questão nos coloca. Os ficheiros que solicitamos anexar são os documentos comprovativos, tais como currículo vitae, diploma de formação e outros, consoante a questão.

33. Não há espaço para colocar uma segunda instituição colaboradora do meu projecto. Onde a coloco?

  • R: O sistema foi revisto para permitir incluir um máximo de três instituições colaboradoras.

34. A outra questão: a medida que vou preenchendo o formulário, não existe formulas do sistema guardar o que já preenchi?? Assim cada dia tenho que voltar a preenche desde o inicio o formulário, muito cansativo.

  • R: Recomendámos descarregar e estudar atentamente os ficheiros PDF com o edital, o guião e o formulário, para reunir previamente toda a informação assim como os documentos a anexar. Depois abrir o modelo online (clicar em nessa expressão realçada a amarelo abre o modelo) que preenche directamente no computador, anexando os ficheiros quando solicitado em formato .PDF. Pode interromper, sem desligar o computador. Se desligar antes de concluir e enviar o projecto perderá o que respondeu e anexou.

35. Respeitosas saudações. Gostava saber quando o botão de submissão de projecto estará aberto.

  • R: A submissão de candidaturas ficou disponível a partir da publicação dos editais, no passado dia 17 de Junho e encerra no dia 2 de Agosto as 23h:59. Para submeter basta abrir o modelo online (clicando sobre essa expressão realçada a amarelo), ver resposta a questão 34.

36. Queria ainda saber se o processo de submissão pode ser feito paulatinamente, ou seja, escrever um pouco e indo preenchendo até a conclusão.

  • R: Pode, desde que não desligue o computador. Recomendamos reunir a informação e documentos para preencher tudo numa única sessão (ver resposta à questão 34).

37. Prezados, o doutorando está vinculado a uma Instituição de Ensino Superior cuja Unidade Orgânica deve passar uma declaração que comprove a inscrição no curso de doutoramento. Este, na qualidade de investigador principal pode submeter o projecto indicando como Instituição proponente um Centro de Investigação do Ministério da Saúde ou a Instituição proponente deve ser a Unidade Orgânica onde está a decorrer o Curso?

  • R: A instituição proponente é aquela a que está cientificamente vinculado o investigador principal, que recebe o financiamento, que envia os relatórios técnico-financeiros e responde perante o financiador. Se o investigador principal submete o projecto na qualidade de doutorando, significa que a sua filiação científica principal é a instituição onde está inscrito como estudante de doutoramento, sem prejuízo de existirem outras instituições parceiras.

38. Quais são os beneficiários dos 15% definidos nas despesas elegíveis como bolsa de investigação?

  • R: O valor da bolsa de investigação destina-se ao incentivo e apoio aos estudantes de graduação envolvidos no projecto.

39. Existe alguma possibilidade de formação para os investigadores com relação a elaboração de projectos, está difícil elaborar projectos.

  • R: Efectivamente são necessárias competências para submeter, liderar, gerir ou desenvolver um projecto de investigação, que são responsabilidade de todos os stakeholder (os próprios investigadores, os gestores, as instituições e o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação como um todo). Quem submete um projecto como Investigador Principal tem de ser competente nessas matérias, outros membros da equipa podem estar em diferentes fases de aprendizagem. Tem havido múltiplas ofertas formativas que é necessário aproveitar – como o curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior, recentemente finalizado em Angola – mas é preciso multiplicar essas oportunidades.

40. Exmo. Senhores/as afetos à FUNDECIT, os melhores cumprimentos. Solicito esclarecimento concernente a seguinte questão: eu sou estudante angolano a frequentar dois programas doutorais, um em Economia na Universidade de Lisboa e outro em Engenharia e Gestão Industrial na Universidade de Aveiro. Tenho em carteira 8 artigos por publicar em revistas europeias indexadas, dois já foram aceites e estão em via de publicação, os restantes seis estão a ser desenvolvidos. Gostaria de saber se é possível me candidatar isoladamente a este projeto de pesquisa?. Eu Futuramente farei parte do quadro docente do Instituto Superior Politécnico do Kwanza Sul.

  • R: Estão abertas candidaturas a financiamento de projectos de pesquisa (não candidaturas a projectos de pesquisa) e essas candidaturas têm de ser feitas pelo Investigador Principal afiliado numa instituição do Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (não candidaturas individuais isoladas).

41. Bom-dia Prezados. Venho por este meio, solicitar esclarecimentos nos pontos abaixo: 1-Como proceder quando o investigador principal é também o gestor titular da instituição(Ex: Reitor, Presidente ou Director Geral)? 2-A maioria dos fornecedores de material e equipamento está em Luanda e demora a responder aos pedidos de orçamento (factura proforma).Como devem proceder as IES fora de Luanda? 3-Muitos Investigadores têm parcerias efectivas com pares individuais estrangeiros e a homologação de acordos institucionais é demorada. Existe alguma alternativa de os vincular a projectos de investigação? Pode ser por via de uma carta de apoio (support letter) do seu laboratório ou instituição?

  • R: O facto de ser Reitor, Presidente ou Director Geral não o impede de ser investigador principal. 2- O edital 3 exige fundamentação dos custos (que pode ser através de factura-proforma, por exemplo no caso de uma compra) e compete ao proponente anexar esse comprovativo (que pode receber do fornecedor por email). 3- Os projectos podem ser desenvolvidos com instituições colaboradoras e essa colaboração deve ser documentada. Os casos omissos e outras situações serão apreciadas casuisticamente pelo sistema de avaliação das candidaturas instituído.

42. Meus senhores, è a segunda vez que lhes envio este escrito. Para o nosso projecto temos 2 instituições colaboradoras, no entanto, no edital 2 somente aparece um intém para as entidades colaboradoras. Como proceder para associar no projecto a segunda entidade? Muito obrigado pela atenção.

  • R: Veja a resposta já dada à questão nº 33.

43. No modelo de submissão de projectos ao edital 3, não se percebe a última questão do item 5. A nossa proposta está direccionada para a aquisição de equipamento para laboratório de ensino a distância em apoio aos cursos de pós-graduação e graduação. Não entendemos, porque nos solicita a mencionar três projectos de investigação. Refere-se mesmo a projectos de investigação? Que relação se pode estabelecer? se não existir os projectos de investigação o que poderá acontecer?

  • R: Deve distinguir fomento institucional para a investigação científica (que é o objecto do edital 3 da FUNDECIT) de apoio ao ensino superior, incluindo cursos de pós-graduação (que não é coberto por este edital, mas tem sido objectio de outros programas de apoio do MESCTI, por exemplo o UNI.AO). O Fomento institucional – equivalente a reforço institucional, reforço da capacidade ou construção da capacidade (com inglês capacity building) – é uma expressão abrangente, incluindo intervenções de diversos tipos que tornem a instituição científica beneficiária (Instituições de Ensino Superior – IES ou Instituição de Investigação Cientifica e Desenvolvimento – II&D) mais capaz de cumprir a sua missão científica (em termos de quantidade dos seus resultados; qualidade, eficácia, ou eficiência de processos/produtos; relevância potencial dos seus produtos ou acções; relevância efectiva da suas intervenções/“extensão”/inovação, ou outras dimensões). Portanto, a candidatura ao financiamento deve demonstrar que do fomento institucional pretendido possam potencialmente no futuro resultar projectos de investigação cientifica.

44. Bom dia, Escrevo-lhes em nome do XXXXX. Pretendemos submeter a candidatura da rúbrica do Edital 3. Porém, uma vez que o XXXXX enquadra-se na categoria dos Institutos de Investigação Científica, gostaríamos de saber: 1. O Portfólio que é solicitado também se reflete no XXXXX? 2. O Estatuto Orgânico do XXXXX não possui um Conselho Científico, como proceder quando a acta que é solicitada para os anexos?

  • R: A apresentação do Portfólio institucional aplica-se para todas as candidaturas ao edital nº3, sendo portanto necessário anexá-lo para a candidatura ser considerada completa. O portfolio é a lista das principais realizações da instituição, nomeadamente realizações científicas já que a candidatura tem este carácter. Quanto ao Conselho Cientifico, um Instituição Científica (IES, II&D ou outra) deve ter um Conselho Científico. Se, por qualquer razão não existe, deve solicitar apreciação por um Conselho Científico legalmente criado e competente na matéria (de outra instituição), devidamente identificado (para mais informações consulte o Decreto Presidencial 112/15 de 29 de Maio, DR I Série N.º 79, sobre o Regulamento Geral dos Conselhos Científicos).

45. Caros Srs, gostaria que me esclarecessem sobre um problema com que me deparei no preenchimento online dos dados do meu projecto. Na realidade, todo o processo decorreu com normalidade até ao passo do orçamento. Pois, o edital nº 2 permite propostas até um orçamento total de 25.272.326,00 Kwanzas, mas na prática isso não acontece, uma vez que quando são ultrapassados os 14.088.706,00 Kwanzas, o sistema dá erro, dizendo que o valor foi ultrapassado. Como podem imaginar, o sistema deve ter um erro, pois na mesma página diz que o valor máximo é de 25.272.326,00 kwanzas. O que eu imagino é que deve ter ocorrido um erro na criação do site e colocaram o valor do edital nº 1 no do edital nº 2. Assim sendo, agradecia que me auxiliassem neste processo. Os meus melhores cumprimentos.

  • R: Tem razão quanto ao tecto dos editais, o erro foi corrigido no edital 2 que já admite candidaturas até ao tecto de 25.272.326,00 Kwanzas.

46. A plataforma não calcula automaticamente os valores das parcelas.

  • R: Foi melhorado o calculo do orçamento e já faz o calculo correctamente com casas decimais. Caso o utilizador use separador “.” ou “,” no separador do campo de milhares o sistema formata automaticamente o numero para o formato aceite de forma a não ocorrer erros de formato do numero.

47. A plataforma continua a não permitir a inserção dos valores no quadro.

  • R: Relativo ao que é reportado, este é o funcionamento correcto. Informamos que os campos a cinzento não são possíveis de preenchimento pelo utilizador mas sim pelo sistema. Neste caso os valores são gerados em função dos valores inseridos no Quadro “Resumo das Despesas Parcela 1 e 2”.

48. A plataforma ainda não apresenta espaço para a submissão dos documentos solicitados no edital.

  • R: Deve informar quais os campos de upload de anexos que devem ser inseridos e em que etapa, para podermos verificar e esclarecer.

49. Após o preenchimento de alguns valores orçamentais no ponto 7 recebemos uma informação de erro (anexo 3, 3.1, 3.2)

  • R: Não conseguimos replicar este erro. Estando na etapa 7 do formulário, não percebemos como apareceu um erro referente ao passo 3. Façam novos testes por favor e enviem print-screen do ecrã para vermos o erro e podermos informar ou corrigir, se for o caso.

50. Prezados! Saudações e votos de bom trabalho. Escreve o XXXXXXXX da XXXXXXXXX. Minha questão é a seguinte: durante 12 anos não se criou o Centro de Investigação na referida faculdade e consequentemente não existe um director. Estando a universidade no processo de reorganização, desejamos saber: quem deve remeter o projecto de fomento institucional para a Fundecit? Atenciosamente.

  • R: Se entendemos bem, a instituição proponente nunca foi criada, portanto não apenas não tem director como não terá existência de “jure”. Sendo assim, não pode submeter um projecto a financiamento. Eventualmente o projecto poderá ser submetido pela Faculdade ou respectiva IES juridicamente existentes, mas essa decisão compete ao proponente.

51. Iniciamos o preenchimento do Modelo de submissão de projectos de investigação do tipo 1 e verificamos que alguma informação não fica gravada. Por exemplo depois de preencher os dados na "página 2" e queremos corrigir algo na página 1 quando abrimos esta página temos de adicionar novamente a mesma informação (o que pensamos que ficaria gravado anteriormente).

  • R: Foi testada a acção e o que deve ter acontecido é que o proponente utilizou a opção do browser (navegador, motor de busca) para retroceder e neste caso e feita actualização da página sem acesso aos dados anteriormente carregados. O que o proponente deve fazer, para avançar ou recuar nas páginas é usar os botões de navegação de candidatura que se encontram no fim de cada página.

52. Quero submeter os documentos que são exigidos. Como devo proceder?

  • R: Comece por rever a resposta à questão 31. Os documentos anexos aos formulários submetidos devem ter o formato .PDF (ou, nalguns casos agrupados um único formato .ZIP, como acontece no edital 3 em que vários anexos têm apenas uma entrada no modelo de submissão). Se alguns dos seus anexos tem outro formato, por exemplo extensão .DOC (ficheiro de texto word) ou .JPG (ficheiro fotográfico) tem de convertê-lo primeiro em .PDF (pela opção de salvar em .PDF no seu computador - se a tiver - ou usando uma ferramenta gratuita para converter os documentos em pdf (como http://ILovePDF.pt). Nos casos em que tem de submeter múltiplos ficheiros .PDF num único campo, deverá comprimir todos esses ficheiros num único ficheiro .zip. O proponente deve ter em atenção não submeter ficheiros superiores a 20 MB (individual) e no total a totalidade dos ficheiros não deve exceder 400 MB. Aviso: Dependendo da velocidade da sua ligação pode demorar algum tempo até os seus ficheiros serem submetidos. Após avançar para o próximo passo, deve aguardar que a página seja executada e não clicar consecutivamente no botão “próximo >". Aguarde que a nova página seja apresentada.

53. Excelentíssimos Senhores(as), Queríamos saber em concreto qual é o limite de dados para a entrega do Formulário do Projeto!

  • R: Não entendemos bem o que designa por “limite de dados”, contudo recomendamos atenção às instruções em cada pergunta ou nível do formulário (por exemplo limite de palavras). Caso se refira ao prazo limite para a submissão dos projectos são as 23h59 do dia 02 de Agosto de 2022. Se for outra questão queira desambiguar e recolocar como novo contacto.

54. Quanto ao Edital Nº1: - No ponto 7, Orçamento, a plataforma não calcula automaticamente os valores das parcelas (parcela 1 e parcela 2); - No ponto 7, Orçamento, a plataforma continua a não permitir a inserção dos valores no quadro "Balanço Financeiro Total Por Categorias"; - Após o preenchimento de alguns valores orçamentais no ponto 7, recebemos uma informação de erro e a mesma não nos permite avançar para o ponto 8 e finalizar a candidatura. Quanto ao Edital Nº3: - A plataforma ainda não apresenta espaço para a submissão dos documentos solicitados no edital (acta de aprovação, portfólio da instituição, documentos do proponente, etc).

  • R: Recomendamos ler bem as especificações quanto à elaboração do orçamento, porque a plataforma não permite propostas que contrariem essas especificações. Por exemplo, não conseguirá inserir mais de 70% do total do custo do seu projecto para aquisições (na totalidade do projecto), assim como não conseguirá inserir mais nem menos de 50% do custo total do projecto em cada uma das parcelas (deve prever exactamente 50% em cada parcela). Tenha atenção aos espaços, vírgulas ou pontos na grafia dos valores orçamentais, pode ser este o problema. Os totais e subtotais não podem ser inseridos pelo proponente, são calculados automaticamente na plataforma. Quanto ao espaço para inserir anexos deve inserir cada um no respectivo local ou, quando apenas uma entrada estiver disponível (como acontece no edital três) insira um único ficheiro .ZIP integrando os vários ficheiros .PDF solicitados (ver respostas às questões 31 e 52).

55. Saudações Laborais. Gostariamos de saber se uma mesma Faculdade de uma Universidade, pode submeter mais de um projecto do Edital 3? Obrigado!

  • R: O edital e guião não estabelece limite quanto ao número de propostas que cada instituição pode submeter ao edital três.

56. Boa noite. Ao utilizar o formulário online a contagem da quantidade de palavras palavras não coincide com a do MS Word. Preparei um resumo com 478 palavras no Word e ao carregar tenho cerca de 100 palavras a mais. Agradecia que fizessem uma revisão ou prestassem o devido esclarecimento. Muito obrigado, saudações.

  • R: Provavelmente o texto copiado tem algum tipo de erros, como espaçamentos indevidos. Por exemplo se introduzir espaço antes e depois de qualquer sinal de pontuação (“erros , como ” seria contabilizado como três palavras, porque a vírgula tem um espaço antes que não devia existir). Para confirmarmos, pode enviar-nos o texto integral do seu resumo em novo contacto e faremos essa verificação, depois do que deve proceder à sua inclusão no formulário a submeter. Não é possível incluir mais palavras do que a plataforma permitir.

57. Ja reuni todos documentos e não consigo enviar, o que faço?

  • R: Não entendemos qual é o nível ou momento da sua dificuldade, designadamente se não consegue começar a preencher o modelo, se é bloqueado ao longo do preenchimento ou apenas no final. O que deve fazer para submeter um projecto a financiamento no site https://fundecit.ao/ é clicar na aba “submeter projecto”, escolher o edital em que pretende candidatar-se (1, 2 ou 3), clicar em “saber mais” e (depois de descarregar e estudar o respectivo edital, guião e modelo disponíveis como .PDF), passar ao “2º passo” clicando em “modelo online” que vai abrir o modelo para preenchimento e anexação dos comprovativos (ao longo de um processo numerado de 1 a 10), sendo o último passo o “envio do projecto” que submete tudo o que preencheu e anexou, de forma definitiva e irreversível. Ver respostas às questões 34 e 35.

58. Melhores Cumprimentos! Sou estudante Universitário do XXXXXXXXXXXXXX, Fiz vários treinamento na área de Informática, nomeadamente Modelagem de Bases de Dados, Programação, onde me sinto apto para criar uma Empresa de Venda e Criação de Softwares, mais o que tem me faltado é a falta de financiamento por isso, gostaria de Pedir aos bons ofícios no sentido de poderem me ajudar a concretizar o meu sonho de ter uma Empresa de Venda de Softwares. E também já tenho mas de 20 Softwares que preciso colocar no Mercado mas Infelizmente não tenho apoios para poder dar o segmento do meu sonho!

  • R: O seu projecto parece ser empresarial ou comercial (que não é objecto da FUNDECIT), eventualmente de inovação e empreendedorismo (que não responde a estes primeiros editais da FUNDECIT, mas tem sido objecto de apoio por iniciativas do MESCTI e parceiros que pode contactar para esse efeito). Desejamos boa sorte e esperamos que futuros editais da FUNDECIT possam direccionar-se mais para inovação, startups e desafios relacionados.

59. Tenho dificuldades para submeter o meu projecto. Por favor preciso de explicação detalhada como submete-lo, todavia estou a entrar na opção submeter projecto e não encontro os passos seguintes. Agradecia.

  • R: Depois de clicar em “Submeter Projecto” nas perguntas frequentas, tem de clicar no fim do monitor em “clique para saber +” abaixo de Edital 1, 3 ou 3, consoante a sua escolha. Depois continue conforme as respostas às questões nº 55, 35 e 34.

60. Prezados, gostaria de saber que comprovativos devem ser anexados para os outros investigadores. (Documento de identidade e diplomas/certificados serão suficientes?)

  • R: Afirmativo, os documentos de identidade e diplomas/certificados são suficientes, de acordo aos guiões dos editais 1 e 2.

61. Bom dia. Na sequência da questão colocada, prontamente respondida pela vossa parte (resposta n.º 56) envio a continuação o texto integral do resumo para verificação. Saudações. [segue o resumo]

  • R: Já pode introduzir o resumo dentro dos limites definidos.

62. Bom dia. Peço desculpas pela insistência, mas o problema colocado acerca da contagem das palavras está a acontecer também ao preencher as palavras-chave. Foi possível desta vez identificar um padrão que talvez possa ajudar, o sistema está a contar duas vezes as palavras acentuadas. Votos de bom trabalho.

  • R: Já pode introduzir as palavras-chave dentro dos limites definidos.

63. Cordiais saudações. Venho por meio desta, informar que após o preenchimento dos dados de dois projectos no edital 3, clicou-se para submeter as candidaturas, entretanto, o site enviou duas informações:1ª Ocorreu um erro na página! 2ª A nossa equipa foi notificada! Esta informação significa que o projecto foi submetido ou significa que devemos proceder a inserção dos dados até que o site nos informe que "a candidatura foi submetida com sucesso"? Atenciosamente

  • R: O erro deveu-se ao excesso de texto que introduziu no campo “Outra produção científica” que só suporta 250 caracteres. Esse limite está agora bem formatado, pelo que pode reintroduzir o texto que for permitido nesse campo (o excesso automaticamente não será aceite). Depois resubmeta o projecto na totalidade já que as mensagens que recebeu (Ocorreu um erro na página; A nossa equipa foi notificada!) não significação submissão com sucesso: apenas a mensagem com a palavra “submetido” significa conclusão com sucesso.

64. Bom dia, Ilustre! Por favor, eu gostaria de saber se um Presidente do Conselho Científico pode se candidatar como Investigador da Equipa Científica de um projecto que tenha sido analisado e aprovado pelo Conselho Cientifico do qual é Presidente?

  • R: Pode candidadar-se na qualidade de investigador, mas deve delegar a presidência do conselho científico que aprova esse projecto noutra figura competente para o efeito, para evitar conflito de interesse.

65. Boa tarde, preciso de uma orientação. estou a preencher o formulário que me foi disponibilizado, mas a informação desapareceu e tenho dificuldade de continuar. Pelo que, peço ajuda.

  • R: Com estes escassos elementos, sem informação sobre qualquer mensagem de erro, penas podemos recomendar que volte a clicar no formulário online e submeta o projecto até à etapa final.

66. Prezados. Estou desde sábado a tentar fazer a submissão, mas sem sucesso na última etapa. Ou seja, a introdução das informações corre até a página de envio do projecto. Após clicar subemeter o projecto recebo uma mensagem de erro que diz ERRO NA PÁGINA. A nossa equipa foi notificada. Já fiz isso mais 10 vezes e já percebi que o erro não tem estado nas informações ou adição dos anexos pois o sistema avança até a página 10, e não tenho sucesso na submissão. O que pode ser feito!!!!

  • R: Muitos interessados têm conseguido submeter com sucesso as suas candidaturas, mas alguns reportam dificuldades deste género. Assim, fizemos alterações que nos permitem registrar melhor os erros que possam ter ocorrido para resolvê-los. Portanto, mesmo que tenha tentado submeter várias vezes sem sucesso, pedimos que volte a submeter a sua candidatura e – se ainda ocorrer o mesmo problema – reportar através contactos informando a mensagem de erro e enviando também o print screen para carlos.tuti.fundecit@ciencia.ao.

67. Bom dia, Prezados. Nos formulários de submissão de projectos não têm espaço para colocar a acta do conselho científico e portofio da instituição.

  • R: Junte todos comprovativos e envie em único ficheiro zipado.

68. Cordiais saudações. Venho por meio deste, informar sobre a dificuldade na submissão de um projecto no Edital 3. Tal como a Plataforma solicitou, voltamos a tentar a submissão inúmeras vezes, entretanto, não obtivemos bons resultados, pelo que, estamos a entrar em contacto para nos poderem auxiliar nesse impasse técnico. Atenciosamente.

  • R: Ver resposta à questão 66.

69. No final dos 10 passos da submissão da candidatura deu-me a mensagem de que "Ocorreu um erro na página!", e no final diz: "A nossa equipa foi notificada!" Contudo não diz se é numa página do projecto??? ou na vossa página (o que presumo ser). Que procedimento posso tomar? Cumprimentos e aguardo o vosso feedback. Obrigado

  • R: Ver resposta à questão 66.

70. Estimados, eu submeti 2 projectos no edital 1 e 3 com sucesso, mas fiquei preocupado porque em momento algum me foi solicitado a acta do Conselho Científico e o documento de não objecão / homologação. Gostaria que se pronunciassem a esse respeito. Obrigado

  • R: Todos os comprovativos solicitados devem ser incluídos no acto de submissão, se necessário juntando vários documentos .PDF num único ficheiro .ZIP que é anexado.

71. Prezados, tenho o modelo online completamente preenchido. Porém, ao primir a tecla de submissão está a ocorrer um erro. Pretendo esclarecimentos, e saber se eu desligar o computador, perderei os dados inseridos no modelo? Saudações.

  • R: Ao desligar o computador perderá todos os dados inseridos, tente resubmeter para identificarmos o tipo de erro (ver resposta à questão 66).