NOTÍCIAS

Acordos

Fundecit, assina acordo com a facilidade de diálogo “Eu-Angola”

A FUNDECIT, assinou nesta Quinta-feira dia 01 de Junho de 2023, no Hotel Skyna, o acordo de implementação da ação “Políticas e práticas de financiamento para uma ciência e tecnologia glocal, ética, inovadora e relevante: Diálogos entre Angola, Moçambique e Portugal”, depois de ter concorrido no 3º Convite de Apresentação de Propostas da “Facilidade de Diálogo EU-Angola”, numa candidatura conjunta com as suas congéneres, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, (FCT) de Portugal e o Fundo Nacional de Investigação (FNI), de Moçambique, esta candidatura foi uma das 8 (oito) selecionadas, entre as 44 propostas.

Luanda, 01 de Junho de 2023.



Visitas

Ex-presidente do Conselho Nacional De Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ex-Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Professor Doutor Evaldo Vilela, visita a FUNDECIT.

Luanda, 29 de Março de 2023.



Visitas

Visita da Directora Executiva do Fundo Nacional de Investigação de Moçambique

Directora Executiva do Fundo Nacional de Investigação de Moçambique, professora Doutora Vitória Langa de Jesus, visita a FUNDECIT.

Luanda, 29 de Março de 2023.



Dia Comemorativo

A Fundecit exalta o dia internacional da mulher

Dia Internacional da Mulher


Em 1945, a Carta das Nações Unidas tornou-se o primeiro acordo internacional a afirmar o princípio da igualdade entre mulheres e homens. A ONU celebrou oficialmente seu primeiro Dia Internacional da Mulher em 8 de março durante o Ano Internacional da Mulher, em 1975.

Em 2023, a UNESCO une sua voz à de toda a família ONU para celebrar este Dia Internacional da Mulher. Com o título “DigitALL: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero” (DigitALL: Innovation and technology for gender equality), a comemoração deste ano se alinha ao tema principal da 67ª Sessão da Comissão sobre a Condição Feminina (Commission on the Status of Women - CSW-67), “Inovação e mudança tecnológica e educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas”. (https://www.unesco.org/pt/days/women)

Na FUNDECIT, metade dos quadros são mulheres e os editais preconizam a equidade do género, mas apenas 25% das candidaturas a financiamento são lideradas por mulheres.

FUNDECIT, uma organização sensível ao género.

Luanda, 8 de Março de 2023

Parcerias

Fundecit estabelecendo parceria com a Universidade Agostinho Neto

A Diretora Geral Adjunta da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT), Dra.ª Rosa Maurício e Vice-Reitora para os Assuntos Académicos da Universidade Agostinho Neto (UAN), Prof.ª Fernanda Benedito assinadaam na manhã desta Quarta-feira ( 26/10/2022), nas instalações da FUNDECIT, um acordo de parceria para a realização do Workshop de Integridade e Ética na Investigação Científica em Dezembro próximo.



O acordo destina-se à promoção da conformidade das políticas e práticas científicas com as comunidades acadêmicas e na sociedade, a busca de experiências regionais e globais que irá possibilitar a criação em Angola de referências, normas e normas de ética em ciência, tecnologia e inovação.

No passado dia 18 de outubro, as partes já foram aprovadas como uma primeira parceria, formalizada no Campus da Universidade A, formalizada da primeira parceria, Neto, para capacitar de pesquisadores em matéria de redação e publicação de artigos científicos, assim como para elaboração e submissão de projetos científicos a financiamento através, respectivamente, do Curso de Elaboração de Artigos Científicos (CEAC) e do Curso de Elaboração de Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento (CEPID).

Esta iniciativa enquadra-se no reforço da capacitação científica das Instituições de Ensino Superior e das Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento, bem como no fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) como um todo, visando o prazo aumentar a quantidade e qualidade da produção científica, assim como o sucesso das candidaturas a financiamento de projetos científicos nacionais.

Luanda, 26 de Outubro de 2022.